segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

PARTE 3 - ALIMENTE SEUS PASTOS COM SEUS ANIMAIS - DEJETOS NO SISTEMA VOISIN

Em mais uma oportunidade exploro o valioso conteúdo do vídeo do Agrônomo Nilo Romero, gravado pela TV Câmara de Bagé.

Desta feita chamo a atenção para o potencial do manejo racional, visando otimizar o aproveitamento dos dejetos produzidos pelos animais durante o pastejo. Os animais adultos chegam a produzir 25 kg de fezes e 15 kg de urina a cada dia. Isso soma 40 kg por dia.

Em teoria um piquete de 1 hectare com 100 animais contará 4000 kg de dejetos, em 24 horas de permanência, o que não acontece com vacas de leite, naturalmente, mas com outros sistemas de exploração sim, isso é possível.

O que vale aqui é a possibilidade de, a partir de um testemunho relevante, o produtor passar a refletir a respeito, afinal, para alimentar 100 animais de 450 kg, com necessidade individual diária de 3% de seu peso em matéria seca (MS), seriam necessários 1350 kg de MS.

Com uma gramínea capaz de produzir tal volume de MS em 28 dias (5.400 kg de material verde, se consideramos 75% de água e 25% de matéria seca) em condições ótimas de manejo, seriam 13 ciclos anuais de pastejo de um dia. 

Pelos números acima estamos falando de 112 toneladas de dejetos (100 X 40 kg X 28 = 112.000 kg) despejados em cada hectare ao longo de  1 ano, sem custo de distribuição. Associados a outros fatores ambientais criados pelo pastejo racional, os dejetos podem ajudar a transformar a qualidade do solo de forma significativa.

Em verdade trata-se de manter no terreno os benefícios do ciclo biológico que se verifica sobre ele, sem exportar para outros pontos, onde estas vantagens não se revertem em produção. Pelo contrário, geram déficit no sistema, demandando adição de energia externa, na forma de fertilizantes químicos e esforço de distribuição.

Esta é a teoria desenvolvida por Voisin, depois de muita experimentação. Cada propriedade rural tem características próprias, sejam elas ambientais, sociais, geológicas e de recursos financeiros e genéticos. O que resta ao produtor é, conhecendo tais características escolher uma metodologia e buscar experiência junto ao mundo acadêmico e científico, a outros produtores e profissionais para criar sua própria condição de otimizar seus recursos e os de sua propriedade, promovendo o bem estar de sua família.

Um passeio pelo vídeo abaixo (minuto 15:00) pode ajudar a compreender este universo do sistema Voisin.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui, dê sua opinião e/ou sugestão.