domingo, 13 de novembro de 2016

AQUÉM DA PORTEIRA

Tenho escrito algumas vezes sobre os fatores que dependem apenas das escolhas de cada produtor de leite, ou seja, que estão sob seu controle, e de mais ninguém.

Hoje estou em Paris, França, onde cheguei ontem depois de ter voado durante o dia partindo de Madri, capital da Espanha.

Durante o vôo, na aproximação do aeroporto de Orly é possível observar a estrutura de propriedades rurais, todas familiares, com certeza. Como já está frio não se pode ver vacas no campo, pois todas estão estabuladas, a um custo altíssimo.

Aqui os fatores que não podem ser controlados pelo produtor, aqueles "fora da porteira", são muito mais severos que os de nossa realidade no Brasil, a começar pelo rigoroso inverno.

No Brasil podemos manter as vacas no pasto o ano inteiro, se nos organizarmos para tal, com pouco esforço de intensificação da exploração bovino/leiteira. Vide Balde Cheio.

A natureza nos brindou com sol, água, solos férteis, temperaturas variando em amplitude favorável (tudo de graça). Aqui na Europa, das duas uma, ou o produtor se prepara para o inverno, ou deixa o campo. Não tem meio termo. Além disso o os governos tem de prover pesados subsídios ou os povos perdem a segurança alimentar.

Sob este aspecto o produtor brasileiro estaria algo como "desprotegido" pelo governo? A resposta é "felizmente não temos subsídios como na Europa", nosso erário não aguentaria.

Não temos subsídio, em termos, pois o conhecimento gerado pelas instituições públicas de pesquisa na área da produção leiteira custa valores significativos aos cofres públicos. Somem-se os custos de instituições como Embrapa, Epamig, Pesagro, Epagri, Instituto de Zootecnia de São Paulo, universidades públicas e muitas outras, a cujo conhecimento o produtor tem acesso gratuito.

Haja vista o programa Balde Cheio, que tem produzido milagres.

Sobre sudsídios sugiro a leitura do artigo anexo, de autoria do ex-ministro Roberto Rodrigues.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui, dê sua opinião e/ou sugestão.