domingo, 6 de novembro de 2016

100 LITROS DE LEITE POR HECTARE A CADA DIA - A PASTO

A expressão do título acima pode parecer estranha para quem está acostumado a medir a produtividade de leite tendo cada vaca por referência.

Produzir leite não é apenas ordenhar, e sim um sistema inteiro, complexo, envolvendo terra, pessoas, famílias, animais (genética), alimentação e nutrição (pastagens também com sua dose de complexidade), medicamentos, logística e muitos outros fatores.

Chamo a tenção para a oportunidade que se apresenta a partir deste cenário, pois todos os fatores do sistema definido acima podem per controlados o pelo produtor e sua família, pois estão contidos no espaço delimitado pela "porteira". Numa visão resumida, apenas o preço do leite e as condições meteorológicas (vulgo tempose formam fora do sistema, ou depois da porteira.

As os problemas com condições meteorológicas podem ser mitigados com irrigação e outras práticas. Já os problemas com o mercado podem ser mitigados com maior produtividade a menor custo, que pode ser obtida pelo produtor e sua família manejando os fatores sob seu controle, "porteira adentro".

Então pergunto, como enfrentar o vilão representado pelo mercado. Eu diria que a meta de 100 litros de leite por hectare por dia pode ser um excelente ponto de partida. 

Isso é possível? A resposta é sim e não é difícil como se pode imaginar. Para comprovar indico os depoimento contidos no vídeo que você assistirá clicando na figura abaixo. Especificamente aos 2 minutos e 10 segundos. Preste atenção ao ponto em que  o zootecnista cita o Programa Balde Cheio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui, dê sua opinião e/ou sugestão.