A luta diária do produtor de leite merece recompensa. Ela está ao alcance de todos, basta um pouquinho de esforço e persistência e você pode conquistá-la. A nossa gloriosa EMBRAPA desenvolveu em 2012 a variedade de Capim Elefante BRS KURUMI, apropriada para o pastejo rotacionado.
Foto: Macedo, Elcione Foto: Gomide, Carlos Augusto de Miranda
Segundo os resultados comprovados, com a chancela de uma das maiores e melhores instituições de pesquisa agropecuária do mundo, o teor de proteína varia entre 18 e 20%. Além disso ainda conta com elevada proporção na produção de folhas em relação aos colmos (talos) e perfilha vigorosamente.
O crescimento vigoroso permite um incremento de matéria seca variando entre 120 e 170 kg de matéria seca/hectare a cada dia.
Basta fazer algumas continhas e ver quantas vacas podem pastar numa daquelas parcelas descritas no post de ontem, sem necessitar de ceifaderias ou outros implementos.
Fonte: EMBRAPA GADO DE LEITE
Olá, você poderia fazer e ensinar a conta que sugeri? Obrigado.
ResponderExcluirRafael, minha sugestão aqui é calcular o consumo de um animal padrão de seu rebanho, considerar 10% do peso corporal em consumo de matéria seca e ver quantos animais caberiam em cada hectare para pastejo. Lembre que o padrão é 450 kg para uma unidade animal. Naturalmente que você deverá fazer ajustes a partir da observação de seus animais. Os padrões da pesquisa científica devem balizar a condução básica do sistema. Cada propriedade e cada animal apresentam características que somente o produtor pode avaliar. Sua sensibilidade certamente o fará encontrar o melhor caminho.
ExcluirOlá, parabéns pelo artigo!
ResponderExcluirSe precisar, conte conosco para dicas e informações sobre tipos de
grama nos links abaixo.
Grama Esmeralda
Grama Batatais
Grama São Carlos
Grama Bermudas
Grama Santo Agostinho
Grama Coreana
Obrigado Jorge.
ResponderExcluir