quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

PARTE 2 - ALIMENTE SEUS PASTOS COM SEUS ANIMAIS - NÃO AGREDIR O SOLO - SEGREDOS DO MÉTODO VOISIN

A maneira tradicional de trabalhar o solo constitui-se em uma verdadeira agressão ao ecossistema habitado pelas plantas, o que se aplica integralmente às pastagens.

Segundo o agrônomo Nilo Romero, do alto de seus mais de 90 anos, o método Voisin, além de constituir-se num método de pastoreio absolutamente racional, revelou-se como sistema recuperador de solos, pois é capaz de devolver vida às camadas superficiais, exatamente aquelas exploradas pelas raízes.

Para compreender melhor o processo, observe o trecho inicial do vídeo abaixo (clique na figura), em especial a partir do minuto 6:00, e preste bem atenção ao significado de "labareda da pasto".

Esta é uma oportunidade rara de aprendizado, com um mestre que se foi em 2014, aos 92 anos, mas deixou a preciosidade contida no vídeo que, esperamos, continue disponível pela posteridade.

As dicas do contidas no vídeo são muito úteis para os produtores de leite.






terça-feira, 27 de dezembro de 2016

PARTE 1 - ALIMENTE SEUS PASTOS COM SEUS ANIMAIS - MÉTODO VOISIN

Esta é a primeira postagem de uma série na qual exploro o conteúdo de um vídeo produzido pela TV Câmara de Bagé, no qual o entrevistador interage com o Engenheiro Agrônomo Nilo Ferreira Romero, no programa Guardados na Memória, sob apresentação de Gladimir Aguzzi.

Aos 15 minutos do vídeo Nilo Romero começa a defender a construção de vida no solo, possível com a ciclagem dos dejetos animais, através do manejo adequado da rotação de pastagens.

Até o minuto 18 o entrevistado discorre sobre aspectos aparentemente óbvios, mas distantes dos olhos produtores rurais e das autoridades do setor.

Ele fecha este pequeno trecho chamando a atenção para o que acontece na floresta amazônica, que tem vegetação exuberante, sobre solos pobres. O que é possível graças à vida (micro vida e meso vida) criada nas camadas superficiais do solo com a decomposição das folhas que caem das árvores.




terça-feira, 20 de dezembro de 2016

30% DE ECONOMIA COM SILAGEM DE CAPIM ELEFANTE

Hoje indico aos leitores uma interessante reportagem do Canal Rural sobre silagem de capim elefante que, conforme estudos da EMBRAPA, apresenta redução de custos de produção na casa dos 30% em relação à silagem de milho.

Mesmo considerando que o produtor deverá ajustar, para mais, a oferta de concentrados para compensar o menor valor energético, o pesquisador da EMBRAPA entrevistado explica e justifica e economia de custos.

Confira no vídeo abaixo.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

500 LITROS DE SANGUE PARA 1 LITRO DE LEITE

A produção de leite é famosa por ocupar intensamente o produtor, sua família e seus empregados. Dia noite, sol, chuva, calor, frio, na saúde e na doença e o trabalho está ali, continuamente. Não acaba nunca.

O interessante é que nessa atividade existe um trabalho invisível, mais intenso ainda, constante, regular e que é a chave para garantir a produção.

Trata-se do trabalho das vacas que, em troca de comida creche para os filho (mantida pelo produtor), mas dão um duro danado para produzir o sustento de todos.

São necessários 500 litros de sangue passando pelo úbere da vaca para produzir um litro. Logo, 15 litros de leite por dia demandam fluxo de 7.500 litros de sangue. Haja coração!

Para conferir, clique no vídeo abaixo e confira, a partir do minuto 3:00.