domingo, 18 de fevereiro de 2018

PROBLEMA: Menos 1000 kg de leite por lactação SOLUÇÃO: Manejo da reprodução

Vacas leiteiras parindo entre meados de novembro até o final de janeiro, período de chuvas mais intensas nas regiões de nossas maiores bacias leiteiras, produzem menos 1.000 kg de leite durante em uma lactação.

A solução pode estar na adoção de manejo devidamente dirigido no componente reprodução.

A afirmação do título não é teórica. Está contida no depoimento de um produtor de leite feito a uma platéia de ouvintes de também produtores e técnicos do setor.

Além desta revelação o palestrante traz seu testemunho em outras rotinas de propriedade da família, como rotação e adubação de pastagens, instalações, reprodução animal com IATF, bezerros, novilhas, desmama e ordenha.

A afirmação sobre o período de parição pode ser conferida a partir do minuto 45:00 do vídeo abaixo.


Vá até lá e confira.



quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

SUCESSO DO PROGRAMA BALDE CHEIO

BALDE CHEIO - Os produtores de Leite do Brasil devem um tributo ao pesquisador Arthur Chinelato (EMBRAPA SUDESTE), idealizador do projeto, que nunca mediu esforços para levar o conhecimento àquele pai de família madruga ao pé da vaca para manter os seus. Arthur não impõe um "pacote tecnológico", ele simplesmente ensina.


Clique na foto e confira.


http://bit.ly/2ob8beT

domingo, 4 de fevereiro de 2018

O PECUARISTA E A PRODUTIVIDADE DECRESCENTE

Um respeitado cientista brasileiro, Doutor Moacyr Corsi, afirma com muita razão que "o pecuarista brasileiro é o único empresário no mundo que acredita em sucesso financeiro tendo produtividades decrescentes".

Esta é uma citação inteligentemente embasada em dados econômicos e em linguagem simples, como se pode conferir a partir do minuto 23:50 do vídeo postado a seguir.

Mias adiante ele ensina a lógica da "bocada" do animal quando vai pastar. Neste ponto fica claro como é fácil o produtor sair do prejuízo para o lucro com muito pouco esforço. Confira o vídeo a partir do minuto 35:00 até o minuto 45:00.

Não perca a oportunidade de assistir ao vídeo na íntegra. O conceito vale tanto para a pecuária de corte quanto para a leiteira.