domingo, 28 de agosto de 2016

PARTE II - COMO MANTER 30 ANIMAIS POR HECTARE COM CAPIM ELEFANTE


Continuação do post anterior ....


Texto emprestado do livro: “Establecimiento y Manejo de Pastos y Forrajes”  Autores: Francisco Villamizar, A. y Fernando Villamizar R. (Exceto e foto aí a acima, que é de minha autoria).

É importante que, uma vez estabelecida a capineira com o capim-elefante, seja promovido o corte de parcela sistematicamente a cada dia, antes de iniciar o teste.

Quando a última parcela é cortada, seu sistema terá alcançado a proposta de escalonamento. O primeiro lote vai chegar aos trinta e seis dias desde o primeiro corte, e renderá a forragem diária produzida por numa área de 277 m2. A forragem então poderá ser servida aos animais em confinamento, em um estábulo ou conforme se organizar a exploração na propriedade.

A tabela 01 a seguir mostra a capacidade teórica de suporte, por hectare de capineira com o capim elefante, com base no consumo diário 40 kg de forragem picada por animal, em período de recuperação de 36 dias, sob diferentes rendimentos de forragem e considerando parcelas de 277 m2, com produção escalonada.


Tabela 01 - capacidade de suporte - intervalo de corte de 36 dias - 40 kg/animal dia



Embora tenha sido provado que o período de recuperação de 36 dias de capim-elefante (sob fertilização, irrigação permanente e boas práticas de gestão) seja plausível, é possível que sob variação das condições de solo e clima, este período seja prolongado para 42 dias (6 semanas)

Neste caso cada hectare deve ser dividido em 42 parcelas iguais, equivalentes a 238 m2

O procedimento seria semelhante ao descrito para parcelas de 277 m2. 

A capacidade teórica seria entra de 35 animais por hectare, se a produção for mantida em 6 kg de forragem verde por metro quadrado e consumo de 40 kg por animal. 

É muito importante que o agricultor adote critério adequados para diminuir ou aumentar o número de animais se a forragem produzida diariamente menor ou menor que ou maior do que o esperado, isto é, se houver  ou não, forragens de reposição para manter o número de animais do cenário inicial.

A tabela 2 traz a capacidade teórica de suporte, por hectare, de capim-elefante, mostrada na base do consumo diário de 40 kg de forragem verde por animal e um período de recuperação de 42 dias, sob diferentes rendimentos de forragem e considerando parcelas de 238 m2, com produções escalonadas.


Tabela 02  - capacidade de suporte - intervalo de corte 42 dias - 40 kg/animal dia.


Para informações adicionais e absolutamente gratuitas, poste um comentário, sugestões ou qualquer pergunta no campo ao lado e terei o maior prazer em te ajudar.


2 comentários:

  1. Olá, quantos kg/m2 dos Panicum maximum,e brachiarias? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, você se referiu a Panicum maximum, gênero e espécie que tem várias cultivares, pelo que que não seria possível uma resposta precisa, além disso as vaiáveis ambientais influenciam os resultados para cada uma das diversas culçtivares da gramínea. Sobre Panicum segue um link que poderá te dar uma idéia: file:///C:/Users/comum/Downloads/2072-6302-1-PB%20(2).pdf
      Para as Brachiaras aplica-se o mesmo raciocínio. Certamente em sua região deve haver algum técnico capaz de esclarecer suas dúvidas, com alguém da Emater ou similar.

      Excluir

Comente aqui, dê sua opinião e/ou sugestão.