sábado, 10 de setembro de 2016

ENERGIA SOLAR E ÁGUA PARA O GADO EM SUA PROPRIEDADE

Muitos produtores e criadores de gado leiteiro não contam com cursos d’água para garantir a boa condução de seu rebanho. E mesmo os que dispõem do recurso devem conviver com as restrições impostas pela legislação quanto ao acesso aos recursos hídricos, já que na maioria dos casos eles se encontram em áreas de preservação permanente, as APP’s.

Outro dia estive numa feira denominada Intersolar, e lá encontrei um equipamento interessante:

Uma bomba daquelas que se usa em poços tubulares, presentes em muitas propriedades rurais, que é acionada por um conjunto de painéis de captação de energia solar, os chamados fotovoltáicos.


O atendente estava ocupado com muitos visitantes e limitei-me a observar suas explicações e depois levar um cartão da empresa, que estava sobre o balcão.

Dias depois enviei um email ao representante solicitando um orçamento para um conjunto composto de uma bomba capaz de elevar 20 mil litros de água por dia a 70 metros de altura (poço + reservatório), painéis para gerar eletricidade e equipamentos auxiliares.

Eis que a resposta chegou e faço questão de publicar, pois me pareceu muito interessante o cenário:

      Sistema de Gerenciamento integrado com inversor
      Motor para sistema solar de imã permanente sem escovas refrigerado a água, aço inox 
      Bomba solar para acoplamento com motor solar, aço inox
      09 (nove) painéis de 265 watts policristalinos

      Valor: R$ 13.165,00

Não vou entrar no mérito de analisar a oportunidade diante do custo, isso cabe a cada produtor, dentro de sua realidade local fazer isso.

Apenas para ilustrar, um documento da EMBRAPA GADO DE LEITE dá conta do consumo diário de 62,5 litros de água por dia para uma vaca em lactação, na região central do Brasil, em regime de exploração semi-intensiva.

Basta fazer as contas avaliar se seria compensador adotar esta opção de bombeamento de água (20 mil litros/dia = 320 vacas/dia). Lembro que o produtor poderá, ainda, conectar seu equipamento á rede da concessionária de distribuição de energia e abater eventuais saldos positivos de sua conta na fatura mensal.


Ps.: Não sou vendedor nem representante de equipamentos. Se desejar informações adicionais deixe uma mensagem que retornarei brevemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui, dê sua opinião e/ou sugestão.